Vereadores de Gentil realizam audiência sobre Demarcações de Terras Indígenas e reivindicam emendas parlamentares no Congresso Nacional, em Brasília
Vereadores gentilenses realizaram uma audiência com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal, Pedro Lupion.
PUBLICADO EM 03/05/2023 - 12:45

A viagem a Brasília rendeu boas expectativas de investimentos em projetos e programas para Gentil, além de um debate sobre os direitos dos agricultores na questão de demarcações de terras indígenas. O presidente da Câmara, Gustavo Pressi, PDT,  e os vereadores da bancada MDB, Jair Tonin e Edson do Prado, cumpriram uma agenda de visitas e audiência com deputados estaduais e federais no Congresso Nacional – Câmara de Deputados e Senado Federal.

Os vereadores gentilenses realizaram uma audiência com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal, Pedro Lupion, em que discutiram medidas que atendam os direitos dos agricultores na questão das demarcações de terras indígenas na região, ainda destacaram os custos e a aprovação da desoneração de tributos para defensivos agrícolas,   o que contribui diretamente com o agricultor.

Também teve reunião com o Líder da Bancada Gaúcha, deputado federal, Carlos Gomes, em que os  vereadores solicitaram prioridade em investimentos para o asfaltamento da estrada AM-458 que liga Gentil a BR-285 e também destacaram sobre a essencialidade de medidas efetivas para a garantia dos direitos dos agricultores quanto a questão das demarcações de terras indígenas.

Entre outras solicitações entregues aos parlamentares estão investimentos para  fortalecimento de associações e comunidades, exemplo a AGEL – Associação Gentilense de Leite, programas de pavimentação, infraestrutura urbana, reformas e ampliações da Escola Primavera e da UBS – Unidade Básica de Saúde de Gentil.

Os vereadores foram recebidos pelos deputados federais Any Ortiz,  Luciano Azevedo,  Mauricio Marcon, Heitor Schuch, Márcio Biolchi, Giovani Cherini, Alceu Moreira, Osmar Terra, Marcelo Moraes e a assessora do Senador Hamilton Mourão.

A viagem a Brasília aconteceu de 25 a 28 de abril, na programação os vereadores participaram da XXII Marcha dos Legislativos, em que reuniu mais de 4,5 mil  vereadores de todo o Brasil.