Câmara de Gentil aprova projeto em regime de urgência que destina recursos para a AMPLA realizar estudos sobre a história de povoação de famílias agricultoras na região
Participaram como convidados da sessão o aluno do Projeto Municipal de Karatê e vice-campeão brasileiro de Karatê, Arthur de Almeida Soldá, o professor de Karatê, Douglas Albano.
PUBLICADO EM 28/06/2023 - 15:32
A segunda-feira, 26, foi de sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Gentil. Os vereadores discutiram e aprovaram um projeto e indicações - sendo uma aprovada e outra reprovada. 

A sessão foi comandada pelo presidente Gustavo Pressi, vice-presidente Evandro Biff, secretário Diego Fabris e vereadores Adelir Schiavon, Alvair Zilli, Edison Picolli dos Santos, Jeronimo Silvestri, Edson do Prado e Jair Tonin. 

Participaram como convidados da sessão o aluno do Projeto Municipal de Karatê e vice-campeão brasileiro de Karatê, Arthur de Almeida Soldá, o professor de Karatê, Douglas Albano, os pais Juliana de Almeida Soldá e Fábio Soldá. 

Arthur é vice-campeão na categoria de 8 anos e agora passa a integrar a Seleção Gaúcha de Karatê. 

A  aprovação por unanimidade pelos vereadores  de Gentil em regime de urgência é o Projeto de Lei Municipal Nº 015/2023. A lei autoriza o  poder executivo realizar repasse financeiro de R$ 65 mil  para a AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto para subsidiar os custos da realização de estudos técnicos e  científicos antropológicos e bibliográficos sobre a colonização, ocupação fundiária e a trajetória social ao longo da história nos municípios da região. 

"A aprovação do projeto municipal é uma demanda que se faz necessária para contribuir com a população e que os Órgãos Governamentais conheçam a história de famílias de agricultores que vivem há mais de um século na região. De como aconteceu a povoação que hoje resulta em várias gerações de famílias. O intuito é utilizar os estudos para que os direitos dos moradores de municípios como Gentil, Marau, Círiaco e Água Santa também sejam vistos e respeitados quando o assunto é demarcações de terras.  Não somos contra os direitos dos indígenas, mas é preciso um processo justo que não prejudique famílias agricultoras”, destaca o presidente da Câmara de Gentil Gustavo. 

PROJETO APROVADO 
Os vereadores aprovaram por unanimidade em regime de urgência o Projeto de Lei Municipal Nº 015/2023 em que autoriza o poder executivo realizar repasse financeiro de R$ 65 mil  para a AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto para subsidiar os custos da realização de estudos técnicos e  científicos antropológicos e bibliográficos sobre a colonização, ocupação fundiária e a trajetória social ao longo da história nos municípios e região - antropologia social/cultural. 
Participam dessa iniciativa os municípios  de Gentil, Marau, Círiaco e Água Santa. 
A demanda pelo material por parte das instituições municipais de ensino e pela comunidade em geral que busca em setores do Poder Público Municipal dados e informações sobre essa realidade. 

 PROJETO EM DISCUSSÃO 
PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 014/2023: Autoriza o Poder Executivo a custear despesas de internação de Gilmar Franceschetto Júnior, munícipe gentilense. ]

 INDICAÇÃO APROVADA 
INDICAÇÃO Nº 006/2023: Para que o Poder Executivo, através do Setor Competente, faça melhorias e adequações do tipo iluminação, limpeza, desentupimento das bocas de lobo e calçamento nas Ruas B e 8 de Setembro, e na Avenida Velha Tapera próximas ao CTG Velha Tapera.

INDICAÇÃO REPROVADA 
INDICAÇÃO Nº 005/2023: Para que o Poder Executivo, através do Setor Competente, crie programa de hortas familiares com custeio e serviços de escalificação e construção de canteiros, adubação e doação de mudas ou estenda o programa existente.