Os Vereadores Mirins de Gentil viajaram para Porto Alegre, na quarta-feira, 17, para visitar o Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa. A visita integra as ações realizadas através do Projeto Vereador Mirim, desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Gentil.Durante a visita, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio do Piratini, sede do governo estadual. Lá, foram recebidos pelo vice-governador, que está como governador exercício, Gabriel Souza, que fez um bate-papo com os estudantes, parabenizou-os pela iniciativa de interesse pela política e escutando as demandas voltadas à Escola que os vereadores mirins apresentaram.
Além disso, na Assembleia Legislativa, os jovens parlamentares participaram da sessão solene de 189 anos da instalação da Assembleia Legislativa no Rio Grande do Sul. Em visitas aos gabinetes, eles foram recebidos pelos deputados estaduais, como Paparico Bacchi, Vilmar Zanchin, Kelly Moraes, Elizandro Sabino e Pedro Pereira, que os encorajaram a continuar se envolvendo na política e na comunidade. A comitiva também visitou o teatro São Pedro.
Para a vereadora mirim Giulia Bianchin a viagem foi de muito aprendizado.
"Primeiramente agradecer a todos pela oportunidade. Gostamos muito da viagem, acho muito importante conhecermos e vermos como funciona, onde trabalham os deputados. E todos foram muito simpáticos conosco. Gostamos muito de ter participado, com certeza foi uma viagem de muito aprendizado”, conta Giulia.
Os vereadores mirins estavam acompanhados pelo presidente da Câmara, Evandro Biff, e os vereadores Gustavo Pressi, Edson do Prado, Jair Tonin e a secretária administrativa Cristine Tonini.
A visita à Porto Alegre integra as ações do Projeto Vereador Mirim de Gentil, promovido pela Câmara Municipal de Vereadores. O Projeto foi criado 2023, pelo então presidente Gustavo Pressi.
"O projeto trabalha e incentiva a participação política e cidadã dos jovens estudantes, permitindo que eles vivenciem o papel de um legislador e aprendam sobre o funcionamento do sistema democrático. Os vereadores mirins são eleitos pelos alunos das escolas do município, são esses jovens que representam o futuro da política, e esse projeto contribui para formar uma geração de jovens participativos e conscientes politicamente”, explica Gustavo.
Para o presidente da Câmara, Evandro, o Projeto Vereador Mirim deve continuar promovendo atividades para fortalecer a formação cidadã dos estudantes.
"Essa visita a Porto Alegre foi uma das ações do projeto, que visa ampliar o conhecimento dos jovens sobre o governo e estimular o interesse pela política desde cedo. Conhecer o Palácio do Piratini e a Assembleia Legislativa é uma experiência enriquecedora e inspiradora para os jovens vereadores”, destaca Evandro.
Participaram das visitas os vereadores mirins: Augusto Andrigo Carabagialli, Breno Rissardo Spanhol, Eliane de Mello Ribeiro, Emanueli Bertussi do Prado, Emanueli Borlina, Gabrieli Alessi Trento, Giulia Regina Bianchin, Juliê de Almeida Soldá e Luana Capra.
Os vereadores Jair Tonin e Edson do Prado aproveitaram a viagem para entregar dois ofícios ao governador: um solicitando atenção para andamento do projeto de asfaltamento da ERS − 458 entre Gentil e a BR — 285. Outra demanda é a reforma e construção de área coberta na Escola Estadual Luiza Quittó Busnello.