Câmara de Vereadores de Gentil inaugura Galeria de Ex-Parlamentares Gentilenses Mulheres em Sessão Solene de aniversário do Município
Mulheres na política
PUBLICADO EM 23/03/2023 - 17:14

Gentil completou 31 anos em 20 de março e para comemorar essa data especial, a Câmara Municipal de Vereadores de Gentil aliou o aniversário do munícipio ao mês da mulher marcado pelo Dia Internacional da Mulher, e promoveu nesta quarta-feira, 22, uma Sessão Solene e a inauguração da Galeria de Ex-Parlamentares Gentilenses.

A Galeria em tons de rosa traz a foto com quadro das doze parlamentares eleitas no legislativo de Gentil desde a emancipação do município.  A iniciativa busca a valorização e reconhecimento da luta das mulheres pelo espaço na política, além de destacar a atuação e importância das mulheres no desenvolvimento do município.

Como idealizador da Galeria das Ex Parlamentares o presidente Gustavo Pressi (PDT) destacou a importância das mulheres na história política municipal.

“Essas vereadoras que muito escreveram e ainda estão escrevendo capítulos na história do município, são símbolos de vida e representam todas as mulheres - e que a gente tenha cada vez mais participação feminina na política. A mulher tem dom especial não só de gerar a vida, mas cuidar da vida, dessa maneira, quero parabenizar todas as mulheres que aqui passaram, as que nasceram aqui ou escolheram a cidade para realizar seus sonhos e viver”, destaca o presidente.

Durante a Sessão Solene explanaram na Tribuna homenageando o município pelo aniversário e também enfatizando a representatividade das mulheres na política, os vereadores Jair Tonin representando a bancada MDB, Diego Fabris representando a bancada do PT, Evandro Biff representando a bancada do PDT, e o vice-prefeito Adelar Silvestri (PT), prefeito Alcenir Dalmago (PDT) e o presidente da Casa, Gustavo.

“Estamos muitos felizes por mais um ano de emancipação que tenhamos sempre em mente a gratidão a todos que trabalharam e se emprenharam em prol do município. Que a gente possa valorizar sempre o nosso município, independente de partido ou administração, que a gente sempre fale bem do nosso município e que mostre nosso amor a Gentil. Também quero parabenizar o presidente Gustavo pela iniciativa em valorizar nossas vereadoras, é importante, e que nas próximas gestões tenhamos mais mulheres disputando cargos políticos, para que a gente possa ter esse trabalho feminino com esse olhar diferenciado”, disse o prefeito.

A primeira mulher a assumir uma cadeira no legislativo de Gentil foi Olinda Fátima Trento, em 2001.

"Primeiramente parabenizar o município pelo seu trigésimo primeiro ano, fico feliz por fazer parte desta história e ter sido a primeira mulher vereadora eleita, nunca medi esforços para trabalhar em prol de nosso município de Gentil , hoje fora da política mas honrada por terem lembrando através da galeria de ex-parlamentares Gentilenses de todas nós mulheres que passamos pela câmara de vereadores. Agradeço a todos os munícipes que confiaram em meu trabalho durante 16 anos", fala a primeira vereadora mulher de Gentil, Olinda.

Fazem parte da Galeria de Ex Parlamentares Gentilenses: Olinda Fátima Trento - Posse 2001; Neiva L. Strapasson - Posse 2005; Sandra Moret - Posse 2006; Rejane G. B. De Oliveira - Posse 2009; Luciana Pressi Silvestri  -Posse 2013; Iracema M. C. Pereira -Posse 2013; Lenir De Camargo Borça - Posse 2013; Roseli Trento Copceski - Posse 2017; Joice Gasparin - Posse 2017; Catia Sheila S. Paludo - Posse 2017; Venilda Chisto -  Posse 2021 - Daniela Gatto - Posse 2022.

Para finalizar a Sessão Solene, o presidente da Casa fez um breve resgate da história de Gentil dando destaque à formação do município além de Poderes Municipais, mas sim, a essencialidade das pessoas, relações humanas e sociedade como um todo.

“É impossível não mergulhar junto em várias lembranças, conquistas e pessoas que passaram por aqui, de certa forma é um desafio falar o que é ser gentilense. Gentil é o nosso pequeno grande município, a grandeza não se mede pela população em números e nem extensão territorial, mas pelas pessoas que nele convivem e como constroem a sociedade, suas histórias e principalmente que tem aqui como o seu lugar. É a nossa população que faz de Gentil um lugar bom para se viver. Alguns aqui presentes não estiveram na carreata de emancipação, mas quem sabe estaremos na carreata de inauguração do asfalto de Gentil a BR – 285, tenho a convicção que um dia faremos, entre muitas outras conquistas que virão ao nosso município”, concluiu o presidente Gustavo, pontuando a trajetória e participação de todas as gerações, em todas as etapas - desde o inicio até os dias atuais – da construção e desenvolvimento de Gentil.

Participaram da Sessão Solene além do prefeito Alcenir Dalmago, vice-prefeito Adelar, as ex-vereadoras homenageadas, Secretário da Saúde Adelir Schiavon, Secretaria da Educação Luciana Pressi Silvestri, procurador municipal Odair Bianchin, Pastor Saulo Goulart, comandante da Brigada Militar William Dutra, policial Yuri Maman, imprensa, servidores públicos e comunidade.